Nomes caros

Toda a gente fala nas palavras caras, mas não ouço ninguém falar nos nomes caros, e estes são-no literalmente.
Uma mais valia para um nome em Portugal é ser estrangeiro e relativamente complicado de escrever: , , , , , , , , , , , , , ; se o nome for português convém que seja composto: , , , , , (este é espectacular), , .
Para um possuidor de um "bom nome" é quase garantido uma vida e carreira profissional de sucesso.
A minha explicação para este fenómeno é descrita nos próximos parágrafos, este é apenas para fazer um intervalo e pensar como raio hei-de eu explicar este estranho fenómeno.
Nós, os portugueses, sempre fomos uns wanna be ou, mais raramente, true snobs, e por essa razão sempre gostamos do exótico e do complicado.
Para qualquer cargo importante existe sempre uma selecção cuidadosa e criteriosa do potencial titular. Posso garantir que existem sempre diálogos subliminares como estes: "...esse gajo não que é um bronco e come com a boca cheia (...) e já viste o nome dele?" ou "Quem é que escolhemos, o Cardoso ou o Sotto Mayor? - Estás a brincar! Não vamos abrir nenhum talho ou empresa de transportes" ou ainda "Estamos a precisar de um gajo para as relações públicas! - Temos dois nomes portugueses simples, um composto, com de, e um estrangeiro: é espanhol e muito elegante (...)".
Não há ninguém que desconheça, nem que seja subconscientemente, a importância de um nome caro. Por exemplo, na instituição casamento, o nome muitas vezes tem grande importância. Quem é que não deseja que os seus futuros filhos tenham a vida mais facilitada e carregada de sucesso, e tudo isso por causa de um simples nome.
E finalmente, porque é que julgam que os nomes dos monarcas e nobres são tão compridos e estrangeiros? Porque é chique a valer!

Comentários

Felizmente existem pessoas que apesar de terem nomes simples conseguiram vencer na vida!
ex: Ricardo Cardoso (Actor); Julio Cardoso (Actor); Maria Vieira (Actriz); Guida Maria (Actriz);
Sérgio Godinho (Cantor); Adelaide Ferreira Cantora...

e futuramente... a fantástica... a maravilhosa... a espetacular
MARIA PINTO
André disse…
Não sabia que havia tantos cardosos famosos...
Freekowtski disse…
Para quem quer mudar para um nome estrangeiro:
http://www.fadetoblack.com/cgi-bin/f2b/kahn

Mensagens populares deste blogue

Sal debaixo do tapete

Cambada de retrógados!!!

O Diário de A(na)lfabeta