quinta-feira, abril 06, 2006

Queres ser meu amigo?

Quanto mais velho fico, menos interessado fico em arranjar novos amigos. Os meus critérios de qualidade para "um amigo" cada vez são mais exigentes, e eu cada vez fico menos interessado em me dar ao trabalho de fazer novos amigos.
As primeiras impressões são cada vez mais importantes; O fascínio que possa sentir, ou não, pela pessoa, é cada vez mais importante.
Correndo o risco de parecer arrogante devo dizer que fujo, várias vezes, a tentativas de amizade. Até posso simpatizar com determinada pessoa, mas daí até me querer envolver numa amizade é um passo gigantesco. A maior parte das vezes é simplesmente porque não há a chamada "química".
Já o dizia que o processo de uma amizade é demasiado desgastante para ser efectuado com qualquer um. A selecção tem que ser rigorosa ou corremos o risco de ficar "entalados" com um verdadeiro chato para toda a vida.
Não tenho números para validar a ideia que vou transmitir a seguir, por isso fica apenas a minha experiência de vida que não deve ser generalizada.
Conheço muitas pessoas que, ou fazem amizades muito facilmente e sem nenhum critério óbvio, ou são demasiado solitários(as) e qualquer critério de selecção seria um luxo.
Geralmente é destas pessoas que fujo, inventando desculpas atrás de desculpas. Fico com a consciência pesada, mas é um mal necessário. Eventualmente acabam por desistir de me convidar para sair. Eu nem quero saber o que dizem depois, de mim... quero! Quero!
Sempre tive a ideia que as pessoas que fazem muitas amizades, são um pouco supérfluas. Mas posso estar enganado e, sim, existem sempre excepções.

Nota: Espero que os amigos que tenho que me tentam telefonar e não me conseguem apanhar não julguem que fazem parte desta lista. Creio que já todos sabem a aversão que tenho a telemóveis e a andar constantemente comunicável - Sim! Deixo-o sempre em casa!

4 comentários:

Dizeres Meus disse...

Mas não te escapas de que te ligue para este FDS

André disse...

Olha, estava aqui na China e calhou ler o teu comentário...FDS? Isso é uma asneira?

Dizeres Meus disse...

não tótó,
FDS Fim de Semana Dãããããããã!

André disse...

Estava a brincar...palhaço!
Como não acreditas em mim???