segunda-feira, abril 03, 2006

Nomes caros

Toda a gente fala nas palavras caras, mas não ouço ninguém falar nos nomes caros, e estes são-no literalmente.
Uma mais valia para um nome em Portugal é ser estrangeiro e relativamente complicado de escrever: , , , , , , , , , , , , , ; se o nome for português convém que seja composto: , , , , , (este é espectacular), , .
Para um possuidor de um "bom nome" é quase garantido uma vida e carreira profissional de sucesso.
A minha explicação para este fenómeno é descrita nos próximos parágrafos, este é apenas para fazer um intervalo e pensar como raio hei-de eu explicar este estranho fenómeno.
Nós, os portugueses, sempre fomos uns wanna be ou, mais raramente, true snobs, e por essa razão sempre gostamos do exótico e do complicado.
Para qualquer cargo importante existe sempre uma selecção cuidadosa e criteriosa do potencial titular. Posso garantir que existem sempre diálogos subliminares como estes: "...esse gajo não que é um bronco e come com a boca cheia (...) e já viste o nome dele?" ou "Quem é que escolhemos, o Cardoso ou o Sotto Mayor? - Estás a brincar! Não vamos abrir nenhum talho ou empresa de transportes" ou ainda "Estamos a precisar de um gajo para as relações públicas! - Temos dois nomes portugueses simples, um composto, com de, e um estrangeiro: é espanhol e muito elegante (...)".
Não há ninguém que desconheça, nem que seja subconscientemente, a importância de um nome caro. Por exemplo, na instituição casamento, o nome muitas vezes tem grande importância. Quem é que não deseja que os seus futuros filhos tenham a vida mais facilitada e carregada de sucesso, e tudo isso por causa de um simples nome.
E finalmente, porque é que julgam que os nomes dos monarcas e nobres são tão compridos e estrangeiros? Porque é chique a valer!

4 comentários:

Patrícia Cardoso disse...

Felizmente existem pessoas que apesar de terem nomes simples conseguiram vencer na vida!
ex: Ricardo Cardoso (Actor); Julio Cardoso (Actor); Maria Vieira (Actriz); Guida Maria (Actriz);
Sérgio Godinho (Cantor); Adelaide Ferreira Cantora...

e futuramente... a fantástica... a maravilhosa... a espetacular
MARIA PINTO

André disse...

Não sabia que havia tantos cardosos famosos...

Patrícia Cardoso disse...

já para não falar de mim! He!He!He!

Mat disse...

Para quem quer mudar para um nome estrangeiro:
http://www.fadetoblack.com/cgi-bin/f2b/kahn