Quando uma ideia morre...

Parece que há por aí uma grande confusão com o conceito de liberdade de expressão.
Dizer aquilo que se pensa com liberdade não significa que não hajam consequências ou vozes discordantes. Aliás, arrisco afirmar que quem sente a liberdade de se exprimir como quer mas nega-se a discutir as suas próprias ideias e enfurece-se com os contraditórios, não passa de uma pessoa ignorante e limitada que mais depressa tomará os caminhos do fundamentalismo do que abraçará a sua própria hipocrisia.
A liberdade de expressão não acaba com a primeira ideia exprimida em liberdade, pelo contrário, a ideia, uma vez iniciada a sua jornada, nunca parará de se transmutar; por conseguinte, a ideia viverá para sempre. Uma ideia que pare e se torne indiscutível, deixará de existir para dar lugar a um dogma.
O surgimento dos dogmas erradicam a liberdade de expressão e são terreno fértil para todos os fundamentalismos. E é no simples término da viagem de uma ideia que nascem todas as sociedades intolerantes.
Não espero sinceramente que os terroristas das ideias rebentem com os seus dogmas, a minha única esperança é aumentar o número de radicais livres para que possamos em conjunto oxidar as células infectadas por este vírus.

Comentários

Vivian disse…
Partilho inteiramente da tua opinião.
André disse…
Não esperava outra coisa de uma pessoa inteligente como tu. Infelizmente, a compreensão deste conceito parece-me que nunca será apreendida pelos dogmáticos.
As ideias só fluem livremente quando as cabeças estão limpas de porcaria.
voandobaixinho disse…
Bem..isto está mau por aqui...
Há diferença entre ideias e sentimentos; as ideias partilham-se e os sentimentos não. E depois a liberdade de expressão dá se ao luxo de não querer outra opinião (embora como está a tecnologia hoje, há 23457 maneiras de se fazer ouvir).
Sem disse…
Sendo um dogma uma ideia ou uma teoria imposta ou uma verdade inquestionável (esta última mais do foro religioso), eu entendo-o como um ponto de partida para surgirem ideias que até os questionem. A certeza, porém, é que ele tem mesmo de existir e, nesse, aspecto, só é benéfico. Doutra forma, tudo seria posto em causa.
A liberdade de expressão, para mim, é mesmo um desses dogmas. Como a liberdade tout court. Não se questiona. Existe e exige respeito e isso tem mesmo de ser inquestionável. Pode até (e deve-se) falar sobre ela, mas se ela não fosse um dogma, como eu o entendo, nem sequer troca de palavras poderia existir.
voandobaixinho disse…
(eu sempre gostei desta princesinha urbana)
André disse…
vb, a única diferença entre as ideias e o sentimento é que as primeiras são geradas pela segunda. Portanto, os sentimentos partilham-se através da comunicação de...ideias. As ideias têm diversas formas: poéticas, esculturais, etc.
disse…
André tu falas bem pá!!!!!
André disse…
Princesinha, se comparares um dogma a um postulado, talvez tenhas razão, porque é um facto reconhecido e que não precisa de demonstração, sendo, portanto, um óptimo ponto de partida.
Mas o que eu defendo é que tudo deva ser (sempre) posto em causa.
A própria liberdade de expressão tem tido várias interpretações e estado associada a diversas correntes de pensamento, e, suspeito, tão cedo não vai parar de ser discutida e estudada quanto aos seus limites e à razão da existência destes.
Sem disse…
Desculpa, André, mas eu quis dizer o que quis dizer. Um postulado é outra coisa, mas agora não tenho tempo.
disse…
Não me respondes a mim porquê???!!!!
disse…
Continuo à espera....zzzzzzZzzzzzZZZZZZzzzzzzzz
disse…
Postulado é:

Uma verdade sem discussão e a verdade verdadinha é que não me respondes!!!!!!
disse…
Dogma é:

ponto fundamental e indiscutível de uma crença religiosa logo eu tenho esperança que me respondas!!!!
disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
disse…
A esperança é a última a morrer que eu cá sou muito esperançosa....até lá...ZZZZzzzzzzzzZZZZZZZZzzzzzzzz
disse…
André podias escrever um texto sobre a esperança?!!!!
disse…
O título seria:

QUANDO A ESPERANÇA MORRE...

Não é o meu caso, claro!
Ainda aqui estou...vou mas já volto!
disse…
Isto é que é liberdade de expressão, olha para mim que não me calo!!!!
disse…
LIBERTÉ!! FRATERNITÉ!!! EGALITÉ!!!
disse…
Costuma-se dizer que quem cala consente.Eu não consinto por isso não me calo!
disse…
E já agora, tu por acaso não estás interessado em tirar a verificação de palavras?Não é por nada...mas esta porcaria chateia à brava!

Por este comentário tenho que confirmar:
KSGMW!!
André disse…
OK! Já estou a responder...mas o que é que queres que te diga?
disse…
Olá? Estas bom? Que tens feito?
disse…
Tas naquela cena de verificação de palavras?!!É lixado!

Mensagens populares deste blogue

Sal debaixo do tapete

Cambada de retrógados!!!

O Diário de A(na)lfabeta