Talento vs. Estoicismo

Nunca na história da humanidade houve tantos criativos como agora. Nunca houve tantos "crâneos". Nunca houve tantos cientistas.
Mais talento ou igualdade de oportunidades? Tudo aponta para a igualdade de oportunidades, embora elas ainda não sejam tão iguais assim. Todavia, com o passar do tempo, têm tendência a ser cada vez mais iguais.
Quanto ao talento, já tenho escrito que não acredito na existência desta característica, mas agora já não tenho certeza na minha convicção. A verdade é que, apesar da igualdade de oportunidades, há aqueles (poucos) que se destacam pela sua excelência e genialidade. Serão esses mais esforçados e obcecados (focados) no objectivo, no trabalho...? Serão mais disciplinados, melhor educados e formados? Serão apenas mais motivados?
Talvez o talento exista, talvez seja raríssimo. Mas como identificá-lo? Como distingui-lo do (apenas?) esforço hercúleo de uma vida de trabalho orientado?
E se o talento não exige tanto trabalho como o estoicismo, a qual dar mais valor?
Não peço desculpa pela minha falta de coerência nas opiniões que tenho e vou deixando de ter. Só os fundamentalistas e dogmáticos é que se podem dar ao luxo de serem coerentes.

Comentários

Anónimo disse…
ó palhaço, se tivesses lido pelo menos alguma coisa acerca da "E"stória das ciências, ou tivesses visto menos filmes que destorcem como a "genialidade" se manifesta (nas várias formas), terias arrotado outra coisa no merdalhogue em causa...
Que ignorância...
Vazzzio, vaziiiiiooooo....

Mensagens populares deste blogue

Sal debaixo do tapete

Cambada de retrógados!!!

O Diário de A(na)lfabeta