Uma história de reis

Hoje vi o Duque de Bragança entrar num táxi, no Chiado; e a reacção do taxista foi impagável. O sorriso que se abriu quando olhou pelo espelho retrovisor fez-me imaginar o resto da viagem destas duas personagens.

- Boa tarde! É p'ró Palácio, se faz favor.
- Diga-me uma coisa. Afinal você é duque ou rei?
- Bom. Tem piada que pergunte isso, porque justamente agora...
- Mas é, tipo, xisneto do Afonso Henriques, não é?
- Pois, mas como eu ia...
- Então é rei ou não? Mas porquê que não anda com uma espada? Lá em inglaterra andam com espada e a cavalo.
- Ah sim? Você é um tipo engraçado.
- Diga-me uma coisa. Como é que as pessoas o tratam? Por vossa excelência? Senhor rei?
- ...
- Olhe para este palhaço - apita furioso -; estes gajos de mercedes têm a mania que têm o rei na barriga.
- Por acaso eu tenho um mercedes. Um belo automóvel.
- ...
- ...
- Então e o tempo? Está estranho, não está? Não é da família do São Pedro, por acaso? - Ri-se
- ...
- Diga-me uma coisa, não acha que o fadista está a querer roubar-lhe o trono? Não há um nome para isso? Não têm que, como é que se diz, duelar? Olhe que o tipo está habituado aos touros; não que você seja um touro; mas isso dá-lhe algum caparro. E você, bom, parece assim um pouco frágil.
- ...
- Acha que um dia ainda vai ser rei daqui do sítio? Quando for, não se esqueça cá do Zé!
- Pode estar descansado que não me esqueço do senhor.
- O que é que isso quer dizer? Isso é bom ou mau? Olhe que eu sou muito brincalhão; não pode levar tudo o que eu digo tão a sério...
- ...
- E a coroa? Nunca o vi com a coroa na televisão? Tem uma, não tem? Rei sem coroa, não é rei.
- ...
- Diga-me uma coisa, essa maneira de falar é uma coisa que os reis aprendem? Os outros não sei se falam assim que não percebo línguas, mas dá ideia que também têm as pontas do bigode presas ao céu da boca - ri-se, assobiando pelo dente partido.
- É aqui à esquerda.
- E cá estamos nós.
- Quanto é que é? Passe-me um recibo se faz favor.
- O que é que eu ponho no recibo? Duque ou Rei?

Comentários

MKT Fic disse…
Oi andre, me chamo Jose Hilton achei seu blog muito interessante e queria saber se é possivel licarmos nossos blogs ja que o su tem referencia direta como o meu que fala sobre a revolta diaria nossa com filas buracos transito etc. o que acha ??


Dá uma olhada no meu blog e se tiver interesse me manda um email para bolero_master@yahoo.com.br ja tendo linkado dai eu coloco seu link no meu.


endereço do meu blog é http://merevolta.blogspot.com

pode confiar esteou te mandando um email do meu trabalho. Caso queira maiores detalhes me add no0 msn bolero_master@hotmail.com
André disse…
ok! vou colocar o teu link.

Mensagens populares deste blogue

Sal debaixo do tapete

Cambada de retrógados!!!

O Diário de A(na)lfabeta