Renovação da carta (B) depois dos 50

Esqueci-me, fiz 50 e deixei passar dois anos e qualquer coisinha e tenho a carta caducada. Já tinha feito o processo automático online para a minha mulher e quando chegou a minha vez, esqueci-me. Raios!

Mas pronto, escrevo isto para dissipar um pouco a confusão que alguém poderá ter quando quiser fazer a renovação nas mesmas condições que eu.

Portanto, o primeiro passo é fazerem a marcação na plataforma SIGA: Escolhem a entidade IMT e selecionam o Tema 'condutores', e o subtema 'Licença / Carta de Condução - Exame Especial'.

O segundo passo é obterem um atestado médico para a categoria respetiva (se for pelo médico de família, ele vai pedir um exame optométrico, portanto, antes de marcarem consulta precisam de ir a um oftalmologista para levarem este exame ao médico de família).

Quando forem chamados pelo SIGA, o que precisam levar: carta de condução, cartão de cidadão, o atestado médico, e o formulário 'Pedido de Remissão de Documentos/2ªvia' preenchido. Durante o processo de atendimento ser-vos-á informado que precisam de escolher entre vários centros de exames, sendo que o da IMT (chamado Lumiar, embora seja na Elias Garcia), será o mais lento na chamada, mas o mais económico, os outros são privados. A informação que esta opção era bastante mais lenta só me foi dada no final, quando todos os dados já estavam introduzidos. Como a alteração dos dados tinha que ser feita pelo departamento informático, não quis estar a perder mais tempo com isto e fiquei-me pela opção escolhida.

Estou nesta fase.

Este processo tem o custo à data de 2022 de 75€:

  • Inscrição de prova aptidões e comportamento. Exame especial condução (artº 129º, 130º/148º CE) - 30€;
  • Licença de aprendizagem outras categorias veículos - emiss, rev ou dup doc - 15€;
  • Carta de condução - Emissão, revalidação ou duplicação de documentos - 30€.

Quando terminado este processo burocrático, ficarão em espera (durante meses) para fazerem um exame prático de condução, no entanto, ficam com uma segunda via temporária (6 meses) da carta, que, caso o prazo fique perto de ser ultrapassado, o recomendável é marcarem nova marcação na plataforma SIGA - foi o que me sugeriram. 

*********** Informação acrescentada após o exame ***************

A marcação do exame prático é enviada pelos Correios em carta registada. Quando forem chamados têm que reservar/alugar um automóvel numa escola de condução para esse dia/hora. Quando forem alugar o veículo, não se esqueçam da licença da aprendizagem, da guia e do cartão de cidadão, assim como para o exame os mesmos documentos.

O valor do aluguer e 1 aula de treino foi na Escola de Condução Elite em início de 2023 de 144€:

  • Aula de treino condutores de carta Ligeiros - 26€;
  • Aluguer de veículo para exame - 118€.

Agora que já passei pelo processo completo (fiz o exame em março de 2023, quase um ano depois de me inscrever no IMT) eu diria que para cada 10 anos de experiência de condução, uma ou duas aulas anteriores ao exame será o ideal, não todas necessariamente no mesmo dia, mas uma no mesmo dia não prejudica em nada. O pormenor exigido no exame pode facilmente ser bastante rigoroso. Os instrutores, que já conhecem os percursos dos exames, as manobras mais pedidas e os vícios dos condutores, podem ajudar e muito a colmatar estes aspetos. No meu caso, o meu maior problema nestas circunstâncias é o nervosismo - tendo a enganar-me muito quando estou a ser avaliado. E embora estivesse tranquilo com o grande problema atual da condução, que é a sinalização e as rotundas, percebi na aula anterior ao exame que tinha mais vícios do que os que pensava ter, como, por exemplo: não parar completamente nas passadeiras e stops; não passar literalmente por cima dos traços descontínuos, mesmo que isso nos obrigue a fazer curvas de 90º; distrair-me com as "ordens" do instrutor e negligenciar as sinalizações verticais. Cuidado também com: não pisar as marcações rodoviárias traços contínuos, e faixa de peões e ciclovias quando em espera; deixar os peões que atravessam a passadeira subam o passeio para retomarem a marcha; NUNCA tocar o passeio quando fazem a manobra de estacionamento. Isto é o que me lembro, há mais, muito mais, por isso é importante que façam pelo menos uma aula.

E pronto, a brincadeira do esquecimento da renovação saiu em quase 200€ e facilmente poderia ter saído num chumbo no 1º exame (podemos fazer dois exames). As desculpas que "nunca tive um acidente" e que "conduzo há não sei quantas décadas" dissipam-se rapidamente após a primeira aula com o instrutor em preparação para o exame e percebemos que afinal não somos assim tão bons, ou bons, sequer.

Boa sorte!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sal debaixo do tapete

Cambada de retrógados!!!

O Diário de A(na)lfabeta